Bioantropóloga é a Nova Diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena


O Lebios parabeniza a doutora Eliene Putira Sacuena, egressa do PPGA na Área de Concentração em Bioantropologia, pela recente indicação para ocupar o importante cargo de Diretora de Atenção Primária à Saúde Indígena – DAPSI, da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Putira é indígena da Etnia Baré, biomédica formada pela UFPA, tendo realizado o mestrado e o doutorado no PPGA. É destacada liderança indígena no país e tem ampla produção técnica e científica nacional e internacional. Sua presença no Ministério da Saúde demonstra o compromisso da gestão atual com os povos indígenas e os grupos mais vulnerabilizados da população, bem como o reconhecimento da competência profissional dos egressos do PPGA.

Eliene foi presidente da Associação dos Estudantes Indígenas da UFPA e tem se destacado nacionalmente na luta pela saúde dos povos e comunidades tradicionais assim como pela inclusão de mulheres e minorias na ciência (http://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2021/04/bioantropologia-do-pppga).

Segundo o Ministério da Saúde, a DAPSI é responsável pela condução das atividades de atenção integral à saúde dos povos indígenas, por meio da atenção básica, da educação em saúde e da articulação interfederativa com os demais gestores do SUS para provimento das ações complementares e especializadas. Além de sua experiência pessoal, a formação interdisciplinar oferecida pelo PPGA e os estudos da Área de Concentração em Bioantropologia serão de grande utilidade nas novas funções assumidas pela Doutora Sacuena.

Desejamos à Putira muito sucesso nessa nova etapa de sua carreira. Os povos indígenas do Brasil têm mais uma forte aliada no governo federal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?