Coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP faz Palestra no PPGA



Nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, às 14:00h, no Miniauditório do PPGA, a Profa. Dra. Mercedes Okumura, coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) (@leehibusp) e docente de Bioarqueologia e Evolução Humana no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, brindará os estudantes da UFPA com a palestra "Quem foram os mais antigos habitantes de São Paulo? Um estudo dos esqueletos do Vale do Ribeira de Iguape".

A palestra versará sobre os mais recentes resultados da análise de biodistância (relações de afinidades biológicas e relações de parentesco) de grupos caçadores-coletores pré-históricos do sudeste brasileiro, com ênfase naqueles associados aos sambaquis fluviais do Vale do Ribeira de Iguape, e propicia um olhar sobre alguns dos registros de populações humanas mais antigos do sudeste brasileiro.

Vale do Ribeira é localizado no sul do estado de São Paulo e no leste do Paraná. Sua área, de quase três milhões de hectares, inclui 31 municípios e é conhecida pela grande preservação das florestas, que equivalem a 21% dos remanescentes da Mata Atlântica no país e pela grande biodiversidade, além dos importantes sítios arqueológicos.

A Profa. Mercedes atualmente, trabalha com evolução biocultural de populações caçadoras-coletoras dos últimos dez mil anos do Brasil, através da craniometria, da análise de DNA antigo dos esqueletos humanos e também através da Teoria da Transmissão Cultural aplicada ao estudo de ferramentas de pedra (pontas de projéteis). Esses métodos são usados para entender melhor as questões sobre fronteiras e identidades passadas, bem como mudanças biológicas e culturais e estabilidade biocultural ao longo do tempo, contribuindo para avanços nos conhecimentos bioantropológicos sobre processos adaptativos e microevolutivos humanos.

Serviço:

O quê: palestra "Quem foram os mais antigos habitantes de São Paulo? Um estudo dos esqueletos do Vale do Ribeira de Iguape".

Quando: Quinta-feira, dia 31 de agosto, às 14:00h.

Local: Miniauditório do PPGA, IFCH, UFPA.
                        
Esperamos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?