LEBIOS Participa do 13º Congresso da Abrasco

Realiza-se no Centro de Convenções de Salvador, no período de 19 a 24 de novembro, o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (https://www.saudecoletiva.org.br/index.php#topo), organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO (https://www.abrasco.org.br/site/). O Abrascão 2022 é um dos maiores eventos de Saúde Pública do mundo, onde serão discutidos todos os aspectos das políticas públicas voltadas para a saúde no Brasil e apresentadas propostas para a nova gestão federal.

Este ano, diversos membros do LEBIOS participarão de atividades do congresso. No dia 20/11 o Prof. Hilton Silva, que é membro da Comissão Científica do Abrascão, participará pela manhã do Encontro de Saúde da População Negra da Rede Pró-saúde da População Negra e a tarde da Reunião Plenária do GT Racismo e Saúde, do qual é um dos coordenadores. Além de outras atividades da Comissão Científica ao longo da semana, no dia 23/11 ele estará dirigindo pela manhã a sessão de Comunicações Coordenadas Interseccionalidades, Lutas Sociais e Direitos Humanos na Saúde, CC13.8 - Identidade e saúde: invisibilidade e informação e na parte da tarde coordenará o painel 13.9 - A Implementação das Políticas de Promoção de Equidade: Mais de uma década de silêncios e silenciamentos, que terá a ilustre participação de Flavia Teixeira, da Universidade Federal de Uberlândia, Jaqueline Soares, da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Ana Lucia Pontes, do GT de Saúde Indígena da ABRASCO, e Estela Aquino, Vice-presidente da ABRASCO.



Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade (PPGSAS-UFPA) Priscila Ester Lima da Silva e Amujacy Vilhena, ambos orientandos do Coordenador do LEBIOS, também estarão presentes com trabalhos na nova modalidade de Apresentações Curtas Assíncronas. Ambas se originam de suas pesquisas para a dissertação. A apresentação de Priscila é intitulada “Dificuldades na Realização do Pré-Natal Durante a Pandemia de Covid-19 em Belém do Pará”, e a de Amujacy, na modalidade Relato de Experiência, é intitulada “Uma Experiência Etnográfica nas Comunidades Quilombolas África e Laranjituba, Pará, Sob a Perspectiva de um Projeto de Saúde Bucal Comunitária”.

Outros estudantes e docentes do PPGSAS também participarão do congresso com apoio do Projeto PROCAD-AM Vulnerabilidade e Repercussões Para a Saúde: População negra, quilombola, indígena e outros grupos vulnerabilizados, financiado pela CAPES e coordenado pelos Profs. Hilton Silva (UFPA), Leny Trad (UFBA) e Edna Araújo (UEFS). Elas também estão envolvidas em várias atividades de destaque durante o Abrascão, que este ano está mais diverso, inclusivo da sociedade brasileira em geral, e traz uma ampla programação sobre a Saúde da População Negra, Quilombola e de outros grupos tradicionais.

A programação completa do Abrascão está disponível em: https://saudecoletiva.org.br/programacao/index_programado.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?