Bioantropólogas do LEBIOS Participam de Publicação Sobre Doenças Crônicas em Populações Indígenas da Amazônia

 



“Common BMI and diabetes-related genetic variants: A pilot study among indigenous people in the Brazilian Amazon”

Variantes genéticas comuns relacionadas ao IMC e diabetes: estudo piloto entre grupos indígenas da Amazônia

É o título do artigo publicado recentemente na revista Genetics and Molecular Biology (45, 2, e20210153, 2022), cuja autoria tem participação das bioantropólogas do LEBIOS, Profa. Dra. Isabela Guerreiro Diniz e a Ms. Eliene Rodrigues Putira Sacuena, sob coordenação do Prof. Dr. João Farias Guerreiro do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA.

O artigo traz o estudo que identifica a ocorrência de doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes tipo 2 em grupos indígenas de comunidades da região do Rio Xingu, em Altamira, e; na Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, ambas no estado do Pará, entre os anos de 2007 e 2014.

Foram analisados 628 indígenas dos grupos Arara, Araweté, Asurini do Xingu, Parakanã, Xikrin do Bacajá e Gavião Kyikatêjê. Os dados mostram que as doenças crônicas identificadas não resultam simplesmente de predisposições genéticas, mas também de mudanças na alimentação e no estilo de vida das comunidades. O prof. João citou a incorporação de hábitos alimentares ocidentalizados, como ingestão elevada de carboidratos, gorduras e alimentos ultraprocessados, além de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, massas e biscoitos, na dieta indígena. Para ele o aumento da prevalência dessas doenças é um problema de saúde pública entre as populações indígenas, que precisam de ações para conter a expansão dos fatores de riscopara essas doenças.

As alterações encontradas nessas comunidades são chamadas de Doenças Complexas, pois se originam da variabilidade genética individual e são influenciadas pelas condições sociais, econômicas, políticas e ambientais nas quais as pessoas vivem. Tais doenças têm sido temas de diversas pesquisas do LEBIOS, envolvendo vários grupos da região Amazônica e de outras regiões do país, na perspectiva de compreender os processos microevolutivos e adaptativos humanos, e também de propor políticas públicas mais adequadas aos grupos especialmente vulnerabilizados do país.

  

Você pode ler o artigo completo no link a seguir: https://www.researchgate.net/publication/360534681_Common_BMI_and_diabetes-related_genetic_variants_A_pilot_study_among_indigenous_people_in_the_Brazilian_Amazon

 

Nossos parabéns às pesquisadoras e todos e todas envolvidos no trabalho, por mais essa importante contribuição científica!

 

 


Sobre as autoras pesquisadoras do LEBIOS citadas neste post:

A Dra. Isabela Diniz, realizou pós-doutorado no LEBIOS e a Ms Eliene Sacuena é doutoranda do PPGA na área de Bioantropologia. Ambas sob orientação do Prof. Dr. Hilton P. Silva e trabalhando à partir do Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA, sob coordenação do Prof. Dr. João Guerreiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia