Sobre literatura, antropologia e medicina

 


A literatura também tem lugar no Blog do LEBIOS, por isso abrimos espaço para alguns comentários sobre a obra “Um Avesso Perfeito” (Editora Penalux, Guaratinguetá, SP, 2021), da Dra. Lilia Figueiredo. Esse romance de época é o terceiro da autora. Neles ela usa seus conhecimentos de medicina e excelente pesquisa histórica, para nos fazer viajar no tempo e conhecer um pouco mais sobre os costumes, modos, ambientes e gentes do Brasil no século XIX.

Um bom romance histórico é sempre um estudo antropológico, pois descreve pessoas, sociedades e tempos, e analisa suas relações socioecológicas. A autora usa ambientes, eventos e pessoas reais do período imperial para interagir com seus personagens, se preocupa em dar um tratamento adequado e sensível ao tema da escravidão, e faz um pronunciamento exemplar sobre seu posicionamento nos temas sensíveis logo no começo do livro

A personagem central, Liége Ranwez, é uma jovem apaixonada pela medicina, mas na época o curso não admitia mulheres. Entre os desafios de uma sociedade machista, uma família conservadora e diagnósticos inovadores para seu tempo, ela mostra a força feminina na luta para definir seu próprio destino.

O Trabalho de Lilia se configura como uma estória envolvente, com capítulos curtos, de leitura leve e ótima caracterização de personagens e locais, com pitadas de aventura e sensualidade que tornam a leitura agradável e informativa.

Um Avesso Perfeito” demonstra que a literatura também pode contribuir para a popularização e o estímulo ao conhecimento científico. Boa leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia