Pesquisa do LEBIOS em parceria com a UEPA e a SESMA sobre a saúde dos indígenas venezuelanos Warao em Belém é públicada em livro da Rede Unida


O livro, que tem 13 capítulos sobre diversos aspectos da saúde de populações indígenas brasileiras, trás dois textos sobre os Warao, um aborda a situação do grupo em Manaus (capítulo 9), e o outro discute as ações realizadas em Belém para assistir aos imigrantes e os desafios para o município e o SUS (capítulo 10). O lançamento foi feito durante o 14o. Congresso Internacional da Rede Unida, um dos mais importantes eventos de saúde pública das Américas, realizado na semana passada on line (http://congresso.redeunida.org.br).

O capítulo sobre os imigrantes em Belém resulta de pesquisas e análises realizadas pela equipe do LEBIOS coordenada pelo Prof. Dr. Hilton P. Silva, juntamente com a Profa. Julia de Miranda, da UEPA e o Dr. Vitor Nina, da SESMA. O texto aborda a trajetória dos indígenas desde a Venezuela até a capital do Pará à partir de 2017, os esforços feitos por várias agências e instituições para garantir seus direitos, os desafios de organizar e criar políticas e estruturas para atender a uma crescente população para qual o município não estava preparado, e os primeiros passos na organização do atendimento médico e social para uma população altamente vulnerabilizada pelo processo migratório e estigmatizada por sua prática de solicitação nas ruas da cidade.

O Prof. Hilton tem coordenado um conjunto de atividades voltadas para apoiar o município no trato com os Warao, ajudando a mobilizar esforços de diversas instituições para conhecer mais detalhadamente as demandas e necessidades dessa população, contribuindo para o planejamento de intervenções em saúde e, em parceria com o governo do estado e a UFPA, para  a análise da prevalência de SARS-CoV-2/Covid-19 entre os refugiados.

Link para download do livro:

https://editora.redeunida.org.br/project/saude-indigena-educacao-gestao-e-trabalho/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?