Bioantropologia no debate sobre a Covid-19

 


Com o objetivo de levar à população apresentações interessantes e relevantes sobre as pesquisas feitas por cientistas nas universidades, mais uma vez Belém estará na lista das cidades que irão participar do Pint of Science. Maior evento de divulgação científica do mundo, o Pint of Science ocorre simultaneamente em mais de 25 países e em 400 cidades, sendo 77 no Brasil. Este ano, a programação acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro.

Embora normalmente seja realizado em bares no mundo todo, este ano, os bate-papos sobre ciência serão feitos de forma virtual, em virtude da pandemia. Em Belém, o festival irá debater questões relacionadas à Covid-19 em três programas, com transmissão por meio do canal do Youtube do Pint of Science On-Line Brasil, a partir das 19h.

"O grande diferencial do festival é tornar a ciência um 'papo de boteco' e fazer a comunicação de forma acessível para toda a população. Atualmente nós observamos um movimento alto de pessoas em vários estabelecimentos, como se a pandemia tivesse acabado ou como se a doença fosse uma gripezinha. Nós, como cientistas, temos a obrigação de explicar e dar o exemplo, pois, se nós não reconhecemos ou entendemos o que a ciência diz, fica muito difícil que os não cientistas reconheçam", explica Alberto Akel, coordenador do Pint of Science Belém.

De acordo com Alberto Akel, o Brasil é o país com o maior número de cidades-sede. Toda organização é feita por voluntários, que se dedicam a levar ciência às pessoas. A expectativa é que o público conheça mais as pesquisas que são desenvolvidas no país e que valorizem a ciência. Em Belém, as temáticas abordadas serão: a fadiga física e mental em treinamentos e no isolamento social, o comportamento da sociedade em grupo em tempos pandêmicos e o uso indiscriminado da cloroquina e a importância da medicina baseada em evidências.

"Estamos em um momento em que a ciência está na pauta diária dos jornais por conta da pandemia. Com tanta informação científica sendo colocada, achamos interessante discutir sobre a pandemia de uma forma acessível para a população", garantiu Alberto Akel.

Importância de compartilhar - Manter o compartilhamento de conhecimento neste momento mundial é muito importante, pois faz a diferença na vida de muitas pessoas. E realizar eventos científicos de forma virtual tem sido uma alternativa eficaz para continuar a informar o público sobre assuntos relevantes para o período enfrentado. Para Alberto Akel, no momento atual, a ciência é a única forma de conhecimento que pode dar a esperança de dias sem pandemias.

"Acreditamos nas sementes que plantamos e que podemos mostrar que o 'papo de cientista' é interessante e pode ser divertido. Milhares de cientistas de diversas áreas vêm trabalhando para encontrar uma resposta, seja por meio de vacinas, terapias, seja por métodos de prevenção. Todas as atribuições do 'novo normal' foram baseadas em evidências científicas e não em opiniões. O compartilhamento não apenas do conhecimento científico mas também os meios e os mecanismos da Ciência são fundamentais para que a sociedade valorize o trabalho dos pesquisadores", afirma ele.

Por este motivo, segundo Alberto Akel, os cientistas e pesquisadores acreditam que os debates do evento possam dar luz ao tema atual da pandemia e esclarecer o ponto de vista da ciência, com uma linguagem mais acessível para toda a comunidade em geral.

Programação - O Pint of Science Belém 2020 irá acontecer nos dias 8, 9 e 10 de setembro. Este ano, o evento será transmitido pelo canal do Youtube do festival, a partir das 19h. Durante a programação, serão tratados assuntos relevantes para o atual momento mundial.

"Selecionamos alguns palestrantes para adaptar suas apresentações à nova abordagem do evento. Assim, falamos com os professores Victor Coswig e Eduardo Pena, da UFPA/Castanhal, para debaterem sobre ‘Terça das Fadigas: Treinando durante a quarentena’. Também teremos um dia com os professores Paulo Delage (UEPA) e Yan Vanderlon (Cesupa), para discutirem o comportamento da sociedade e a gamificação na ajuda da superação de desafios. Por fim, conversaremos com os professores Hilton Pereira e Luana Leão, da UFPA, sobre o uso indiscriminado da cloroquina e sobre a importância da medicina baseada em evidências".

Serviço:

Festival de divulgação científica "Pint of Science".

Data:  8, 9 e 10 de setembro de 2020

Hora: 19h

Local: Canal do Youtube do Pint of Science On-Lline Brasil

Para quem não pôde acompanhar no dia, segue abaixo o link onde o conteúdo ficará disponível:

https://bit.ly/pintevolucao

Mais informações no site do evento

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação do evento


Texto completo disponível em:

https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/11891-edicao-2020-do-pint-of-science-ira-abordar-tematicas-relacionadas-a-covid-19


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia