Aluna de Doutorado em Bioantropologia fala sobre sua experiência com o Estágio "Sanduíche" na University of South Florida (USF)

Ariana da Silva na sala do Applied Biocultural Laboratories
(USF) durante o Doutorado Sanduíche 
Iniciei o estágio "Sanduiche" como parte do doutorado em Antropologia, em maio de 2017, na University of South Florida (USF), no Applied Biocultural Laboratory, do Graduate Program in Anthropology, que funciona no Social Science Building, cidade de Tampa, Florida, EUA, sendo orientada pela Profª. Drª. Lorena Madrigal. A Profª. Madrigal é especialista em Estatística Aplicada em Antropologia e em Doença Falciforme (Traço Falciforme) e Membro Executivo da American Anthropological Association. Recebi bolsa da CAPES por quatro meses para desenvolver um estágio internacional na USF a fim de aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia, ênfase em Bioantropologia, da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), contudo, permaneci mais dois meses na USF por conta própria, para ter um tempo mais confortável para poder cumprir o objetivo de preparar um ou dois artigos relativos às pesquisas para a tese. 

No Applied Biocultural Laboratory tive acesso a uma sala dividida com outra estudante, a um computador, a uma mini biblioteca, acesso ao SAS ASSIST (Programa de Estatística utilizado na USF), matricula e e-mail da instituição, que me dava acesso livre as bibliotecas da USF (virtual e real), com possibilidade de baixar os mais recentes artigos e livros publicados sobre DF e outros assuntos, além de poder acessar todos os diversos espaços, eventos, viagens e atividades acadêmicas na USF, como: palestras, conferências, sala de aula (fui aluna convidada da disciplina Human Variation, da Profa. Lorena), jogos de todos os esportes, academia de ginástica, cafés (Wednesdays with World, evento mensal para bate papo com alunos e profissionais da USF), festinhas, e inúmeros momentos de sociabilidade que a USF tem com os estudantes regulares e visitantes, nacionais e internacionais, incluindo, churrascos e brincadeiras.

No que diz respeito a tese, analisei os dados estatísticos no SAS ASSIST com a experiente supervisão e orientação da Profª. Lorena, que me ajudou a pensar sobre os números e avaliar as informações sobre ancestralidade genética, renda, idade, gênero, raça/cor, racismo e sintomas clínicos de pessoas com DF, que foram alguns dos levantamentos feitos no Brasil durante a pesquisa de campo, sendo que esse programa é de excelente aplicação para dados qualitativos e quantitativos em Antropologia/Bioantropologia, Ciências Sociais, etc. A minha pesquisa obteve alguns resultados importantes para que possamos entender melhor a respeito dos dados genéticos e bioculturais que vivenciam as pessoas com DF na Amazônia. Aqui, editei e submeti o 3º artigo da tese já com alguns resultados sobre o levantamento de renda de pessoas com DF no Estado do Para (versão em Português) e consegui finalizar o 4º e último artigo da tese, com os resultados que obtive utilizando o SAS ASSIST, falando sobre ancestralidade genômica e identidade social de pessoas com DF (versão em Inglês), que após a reedição da Profª. Lorena Madrigal (USF/EUA) e do meu orientador Profº. Dr. Hilton P. Silva, enviarei para uma revista ainda a ser definida. Além de trabalhar nas análises dos dados que trouxe do Brasil, nos levantamentos bibliográficos, participar das aulas do curso da Profª. Lorena e treinar o Inglês, ao final de minha estadia eu também tive a oportunidade de fazer uma palestra para discentes e docentes do Departamento de Antropologia da USF. 

O que levo dessa experiência na USF/Flórida é muito mais do que conhecimento teórico, mas uma imersão na Cultura Norte Americana em sentido amplo: uma nova linguagem (ainda que inicial, a comunicação em inglês melhorou substancialmente!), organização da sociedade, incrível estrutura educacional para os estudantes e professores, disciplina, objetividade e bastante foco em tudo o que eles fazem na vida e que, agora, tenho como aprendizado. Só tenho muito a agradecer a USF, aos Profs. Hilton e Lorena, ao PPGA, a CAPES e a minha “American Family” (Linda (dona da casa onde morei), Caetlin (filha da Linda) e Bukki (outro estudante de doutorado, Nigeriano, que morava conosco), por me proporcionarem tamanha experiência acadêmica e humana. Muito obrigada!!! 

Ariana da Silva - Email: arianabelem@gmail.com

Tampa, Florida, Novembro de 2017.

Acervo fotográfico do Estágio "Sanduíche" na University of South Florida USF/Tampa/EUA
Ariana no Applied Biocultural Laboratories/USF
Reunião no Office da Profa. Dra. Lorena Madrigal/USF
"Wednesday's with World" - Café, snacks e sociabilidade com estudantes de todas as nacionalidades, professores e  outros funcionários da USF que acontecia uma quarta-feira por mês
Almoço com a Profa. Dra. Madrigal no Marshall Student Center/USF
Bilhetinhos na porta de uma das salas do Departamento de Antropologia da USF com recados que diziam:
"Estudantes estrangeiros são benvindos", entre outros.
Palestra sobre Gênero Trans/Biblioteca/USF
Jantar com a Profa. Lorena Madrigal
Sala de aula na USF/Social Science Bulding/Antropologia Biológica
American Barbecue
Família Americana na Flórida/Tampa

Festa de boas vindas chamada "We Are Welcome" para novos estudantes de Graduação e Pós Graduação (Marshall Student Center/USF). Na foto, estudantes da Índia, da Geórgia (Europa) com a doutoranda Ariana (Brasil/América do Sul). O "chifrinho" que eles fazem nasmãos representa a expressão: "GO BULLS!" ("Vamos Búfalos!"), pois o búfalo representa a força e a garra da USF.

O site da USF segue: http://www.usf.edu/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia