LEBIOS e LGHM da UFPA realizam Pesquisa e Extensão na Comunidade Quilombola de Mangueiras, em Salvaterra, Ilha do Marajó.


Posto de Saúde da Comunidade Quilombola de Mangueiras,
Ilha do Marajó.
Como parte das atividades do Projeto "Determinantes Sócio-Ecológicos e Biológicos da Obesidade, Diabetes e Hipertensão Arterial em Populações Afrodescendentes da Amazônia: Buscando Respostas Concretas para a Ontogenia de Doenças Complexas" (PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: Gestão Compartilhada em Saúde FAPESPA/MS-DECIT/CNPq/SESPA – PPSUS – 2013/PA. EDITAL FAPESPA 011/2-013), estudantes e professores vinculados ao LEBIOS, ao LGHM e a Faculdade de Medicina da UFPA juntamente com a Secretaria de Saúde de Salvaterra realizaram entre os dias 28 e 30 de abril um conjunto de ações na Comunidade Quilombola de Mangueiras, na Ilha do Marajó.
Conversa - Treinamento sobre doenças crônicas com a Equipe do LEBIOS
Cerca de duas dezenas de pessoas, incluindo técnicos, médicos, nutricionistas, enfermeiros, estudantes de pós-graduação em Bioantropologia, em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia, e professores, realizaram atendimentos médicos, exames laboratoriais, avaliação antropométrica, orientação nutricional, vacinação contra o vírus H1N1 e vacinação em cães e gatos da comunidade, e organizaram roda de conversa sobre hipertensão, diabetes e obesidade na comunidade. Cerca de 150 pessoas foram atendidas, dezenas de cães e gatos foram vacinados contra raiva, e mais de 500 procedimentos e análises foram realizados e coletados.

Triagem para exames laboratorias e clínicos em Mangueiras
Esta é a primeira pesquisa envolvendo Grupos Tradicionais Afrobrasileiros, Quilombolas, a partir de um enfoque simultâneo e multidisciplinar sobre os determinantes sociais, ambientais e biológicos de doenças crônicas no Estado do Pará. A etapa de Mangueiras foi a última fase de coleta de informações em campo. Os resultados da pesquisa levarão a proposição de políticas públicas de saúde mais culturalmente adequadas aos Quilombolas e suas necessidades/demandas específicas.

As pessoas aguardando a triagem no Posto de Saúde de Mangueiras
Agradecemos o apoio da Secretaria de Saúde Leila Maia e todas as equipes de campo, e o carinho da População de Mangueiras, especialmente da Prof.ª Delmair e a ACS Noemi, que calorosamente nos acolheram e ajudaram em todas as etapas do trabalho.

Equipe do LEBIOS, em Mangueiras - Fotos: LEBIOS.
Equipe do LEBIOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia