Bioantropologia da UFPA no 2nd Global Congress Sickle Cell Disease



O 2º Congresso Global de Doença Falciforme foi realizado de 11 a 14 de novembro de 2014, no Rio de Janeiro, Brasil, organizado em parceria com o Governo do Brasil, e incluiu reuniões científicas da Rede Global de Doença Falciforme (GSCDN) e a Iniciativa Mundial em Estudos Sociais das Hemoglobinopatias (WiSSH). O Congresso reuniu pesquisadores e cientistas sociais, autoridades em saúde pública, sociedade civil e pessoas com Doença Falciforme e seus familiares no Rio para troca de experiências e melhorar o aprendizado tendo como foco encontrar soluções para muitos problemas ocasionados pela Doença Falciforme.
A doutoranda Ariana da Silva durante a sua Apresentação
Oral, que ocorreu no Hotel Windsor Guanabara,
Rio de Janeiro, Brasil


A discente de Doutorado, Ariana Kelly L. S. da Silva, do Programa de Pós Graduação em Antropologia, Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), Área de Concentração em Bioantropologia, participou do 2nd Global Congress Sickle Cell Disease com a Apresentação Oral intitulada: "A Doença Falciforme no Pará, Amazônia, Sob Uma Perspectiva Bioantropológica", analisando os processos biológicos e culturais que englobam a Doença Falciforme no Estado do Pará, Amazônia, na visão da Bioantropologia. O resumo segue abaixo. O congresso em questão teve como encaminhamento geral a proposição para a criação de uma Federação Global de Pessoas com Doença Falciforme, que discuta caminhos para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos em caráter mundial.


Mesa de debates sobre Doença Falciforme


A Doença Falciforme no Pará, Amazônia, Sob Uma Perspectiva Bioantropológica
Ariana K L S da Silva (UFPA) 

Hilton P Silva (UFPA)


Este trabalho aborda a Doença Falciforme (DF) a partir de uma perspectiva bioantropológica. O enfoque da pesquisa é no processo de compreensão do corpo e da doença por parte das pessoas com DF e seus familiares. A doença envolve aspectos de natureza biológica e cultural, de caráter evolutivo e biossocial, sendo essencial discuti-la como um fenômeno biocultural. Participaram da pesquisa 40 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 05 e 49 anos, oriundos de áreas rurais e urbanas, representando cerca de 10% dos casos HB*SS no Pará (13% se autodeclararam negros). O estudo investigou a DF desde sua origem biológica na África, sua chegada e distribuição na Amazônia e no Pará, como também a experiência de vida dos sujeitos, seus modos de ser e conviver com a doença, seus sistemas simbólicos de interpretação de saúde, as manifestações orgânicas que os acompanham, assim como o acesso aos serviços de saúde e as formas de tratamentos alopáticos e tradicionais utilizados, no intuito de compreender como a DF é vivenciada no Estado. A DF é fortemente influenciada pelos Determinantes Sociais em Saúde que, neste caso, envolvem situações de vulnerabilidade sociorracial e étnico-cultural, dificuldades de acesso ao tratamento, limitações pessoais e profissionais como consequência do adoecimento, e necessidade de grande envolvimento familiar. A abordagem bioantropológica proporcionou um entendimento holístico sobre a doença. Considerando o desafio da DF como questão de saúde pública que tem recebido pouca atenção na Amazônia, a pesquisa contribui para a sensibilização do Estado afim de que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, e outras políticas públicas, sejam formalizadas para garantir às pessoas com DF uma melhor qualidade de vida.

Outras informações no link abaixo:

http://www.hemorio.rj.gov.br/CongressoGSCDN/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia