PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA) EDITAL Nº 01/2014


O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (Áreas de Concentração: Antropologia Social, Arqueologia e Bioantropologia) abre 22 (vinte e duas) vagas no Curso de Mestrado e 15 (quinze) vagas no Curso de Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015, na forma deste edital. Dentre as vagas oferecidas há 9 (nove) vagas especiais1 reservadas para políticas afirmativas que, caso não preenchidas nos termos deste edital, serão disponibilizadas para os candidatos seguintes na ordem de classificação, com exceção de uma (01) vaga para pessoas indígenas, que será extinta caso não seja preenchida. São oferecidas vagas nas três áreas de concentração e seis linhas de pesquisa do Programa, distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada professor orientador (conferir vagas por orientador na página 11 deste edital). Os candidatos a Mestrado e Doutorado deverão, ao se inscrever, indicar a área de concentração e linha de pesquisa desejada, assim como o orientador pretendido. Somente serão deferidas as inscrições dos candidatos cujos projetos ou pré-projetos estiverem adequados às áreas de atuação dos professores orientadores e às linhas de pesquisa do PPGA.

Áreas de Concentração

Antropologia Social

Contempla a formação de cientistas antropólogos em nível de mestrado e doutorado com capacidade de atuar em conjunto com arqueólogos e bioantropólogos. Tem por foco a formação teórica em Antropologia Social, direcionada para atuação na Pan-Amazônia, levando em consideração a relação antropólogo e sujeitos sociais junto aos quais os profissionais trabalham privilegiando a compreensão da diversidade cultural dos povos tradicionais que habitam a região, sob diversas óticas, nativas e acadêmicas.

Arqueologia

Objetiva a formação de cientistas arqueólogos em nível de mestrado e doutorado. O foco da área de concentração é a formação teórica em arqueologia antropológica, direcionada para atuação na Pan-Amazônia, levando em consideração a relação do arqueólogo e do patrimônio arqueológico com as populações que habitam a região.

Bioantropologia

Visa qualificar profissionais para que sejam capazes de atuar nas diversas interfaces entre Arqueologia, Antropologia Social e outras áreas teóricas e práticas, como na escavação e investigação de sítios arqueológicos onde existam restos esqueletais humanos, na interação com pesquisadores interessados nos mecanismos biossociais que originam doenças entre populações tradicionais e grupos vulnerabilizados, em questões relacionadas à ética e bioética das pesquisas envolvendo seres humanos do presente ou do passado, em estudos sobre as relações entre biodiversidade e sociodiversidade, contribuindo, também, nas perícias na área de Antropologia genética e forense.

Linhas de Pesquisa

Antropologia Genética e Forense

Investiga a evolução biológica e cultural dos diversos grupos humanos que colonizaram a Amazônia desde seu passado remoto até os dias de hoje, englobando a genética e a bioarqueologia. Estuda a distribuição de genes envolvidos em doenças de caráter familiar em populações isoladas e na população em geral. Realiza estudos na área de antropologia forense e genética forense.

Arqueologia na Amazônia

Investiga os diversos contextos temporais e espaciais da ocupação humana na Amazônia, a partir dos vestígios arqueológicos deixados e das transformações realizadas na paisagem. Investiga a ocupação indígena, os contatos ocorridos entre os diversos grupos sociais que habitaram a região em diferentes tempos históricos. Realiza pesquisa arqueológica reflexiva e em relação com as populações que hoje habitam a região, na perspectiva da arqueologia pública.

Cultura Material, Patrimônio e Sociedade

Discute as percepções de distintos grupos sociais sobre a cultura material, considerando as críticas à categoria “patrimônio”; as reflexões de outras epistemologias da cultura material e imaterial; e o mapeamento das singularidades que constituem a relação pessoas-objetos em diferentes contextos. Reflete ainda sobre as correlações existentes entre culturas, conhecimentos, fazeres e direitos.

Migrações, Diásporas e Etnicidades

Investiga a diversidade e a interculturalidade de experiências de grupos sociais locais ou migrantes, nativos ou transplantados, submetidos ou não a diásporas, em diferentes contextos históricos e ambientais, dentro e fora da Pan-Amazônia. Discute heterogeneidades, deslocamentos, pluralidades de modos de vida, coletivos étnicos e raciais, focalizando processos de identificação política, marcadores sociais da diferença que permeiam a mobilização social, no passado e no presente.

Gênero e Sexualidade

Discute saberes, práticas, convenções, representações, sociabilidades, culturas identitárias e regimes morais na intersecção com os marcadores sociais da diferença, em especial classe social, geração, raça/etnicidade, religião e corporalidade/corporeidade na perspectiva de gênero e sexualidade. Analisa políticas identitárias de reconhecimento e de ação afirmativa, múltiplas legalidades, direitos e tensões, limites e potencialidades na construção social de sujeitos, subjetividades e identidades coletivas.

Memória, Paisagem e Produção Cultural

Investiga memória em diferentes acepções, suportes, manifestações, usos e apropriações, discutindo suas tensões, interconexões e percepções nas vivências de diversos e distintos grupos e sujeitos sociais situados em espaços e tempos historicamente determinados.
Aborda a paisagem como produto dinâmico das relações entre grupos humanos e ambientes, investigando ontologias e cosmologias. Estuda a produção cultural, destaca a pluralidade de registros orais, escritos, visuais e virtuais e se preocupa com o entendimento dinâmico das relações sociais, focalizando outras dimensões apreendidas na interculturalidade

Povos Indígenas e Populações Tradicionais

Investiga os povos indígenas e as populações tradicionais na Amazônia a partir da diversidade cultural e biológica, na perspectiva de apreender os diferenciados saberes que possibilitam o estabelecimento de relações sociais com a paisagem. Busca compreender as formas diversas e plurais de organização social e política de forma sincrônica e diacrônica, preocupando-se com o patrimônio cultural material e imaterial dos povos tradicionais.

Socioecologia da Saúde e da Doença

Busca a compreensão das relações entre populações humanas e o meio ambiente tanto no passado (através de estudos osteológicos e bioarqueológicos) como no presente (através de estudos bioantropológicos), levando em conta a variabilidade biológica e sociocultural dos povos da região. Investiga a relação entre, por um lado, condições ambientais e socioeconômicas, e, por outro, as características genéticas, considerando as maneiras como modificações no meio ambiente (natural, social, econômico, político) afetam os grupos humanos.
...


INSCRIÇÕES E CALENDÁRIO
Período de inscrições 1 de setembro a 31 de outubro de 2014, 8h30 – 12h e 14h – 16h30h.
Divulgação das inscrições homologadas 7 de novembro de 2014 (Sexta-feira).
Prova de proficiência em Inglês 17 de novembro de 2014 (Segunda feira), 8h às 12h.
Prova de proficiências em Francês 17 de novembro de 2014 (Segunda feira) - 14h às 18h.
Resultado das provas de línguas e chamada dos candidatos aprovados para a Prova Escrita de Antropologia 21 de novembro de 2014 (Sexta-feira).
Provas de línguas para candidatos de outros estados 24 de novembro de 2014 (Segunda-feira), 8 às 12h (inglês) e 14 às 18h (francês).
Prova Escrita de Antropologia 25 de novembro de 2014 (Terça-feira), 8h30 às 12h30.
Defesa do pré-Projeto de Mestrado (para candidatos de outros estados) 26 de novembro de 2014 (Quarta-feira), 8h às 12h.
Defesa do Projeto de Doutorado (para candidatos de outros estados) 26 de novembro de 2014 (Quarta-feira), 14h às 18h.
Divulgação do Resultado da Prova Escrita de Antropologia e chamada de candidatos para defesa de projetos 4 de dezembro de 2014 (Quinta-feira).

Defesa dos projetos de Doutorado 8 de dezembro de 2014 (Segunda-feira).

Defesa dos pré-projetos de Mestrado 9 de dezembro de 2014 (Terça-feira).

Divulgação dos Aprovados Até 12 de dezembro de 2014 (Sexta-feira).

Local:

Universidade Federal do Pará
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto
Av. Augusto Correa, no 1
CEP 66.075-110 – Belém – Pará – Brasil
Fone/Fax: (91) 3201-8327
E-mail: ppgacampos@ufpa.br 
Horário: 8h30 às 12h e 14h às 16h30.

Serão aceitas inscrições pelo correio somente na modalidade SEDEX e com data de postagem até o último dia do prazo de inscrição.
EDITAL COMPLETO E MAIORES INFORMAÇÕES NOS LINKS ABAIXO:


https://drive.google.com/folderview?id=0B47G8zm1QDmCNUVRYkJ3ekM1c0E&usp=drive_web

1 Duas (02) vagas para pessoas pretas; duas (02) vagas para pessoas com deficiência; (01) vaga para pessoas indígenas; (04) vagas para servidores da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia