O BRASIL VISTO POR NÓS QUARTO




O BRASIL VISTO POR NÓS
QUARTO EPISÓDIO DA SÉRIE BRASIL NO OLHAR DOS VIAJANTES

O que nos define como brasileiros? Qual a origem dos adjetivos que são usados para nos caracterizar e nos diferenciar de outros povos? Que força as expressões como "complexo de vira lata" exercem sobre nosso imaginário?  No mês da Copa do Mundo, evento que atrai a atenção de milhões de pessoas para o Brasil, a TV Senado estreia o último episódio da série Brasil no Olhar dos Viajantes e  propõe uma discussão sobre nossa identidade a partir dos relatos feitos por estrangeiros desde o descobrimento até as grandes expedições científicas do século XIX. 
A série de documentários é composta por quatro capítulos e mostra a influência que esses relatos tiveram na construção da nossa imagem perante o mundo e entre os próprios brasileiros. 
O primeiro episódio resgata as impressões dos estrangeiros sobre um Brasil selvagem, cheio de "todo gênero de feras" e habitado por homens que viviam "como animais irracionais". Já o segundo, que vai do século XVII ao XVIII, traz informações de um Brasil colonizado, fonte de ouro e riquezas naturais, que exibia os primeiros traços de uma sociedade organizada. O país da "terra boa e gostosa", das "fontes murmurantes" é, então, descrito como o país dos avarentos, dos preguiçosos, dos corrompidos e dos luxuriosos.
O terceiro e quarto episódios são dedicados ao século XIX, depois da vinda da Família Real, em 1808, e da Abertura dos Portos às Nações Amigas, quando diplomatas, comerciantes, artistas, naturalistas e curiosos de várias partes do mundo invadem o país, colocando fim aos 300 anos de isolamento da colônia. A partir daí, o Brasil torna-se cenário de incontáveis livros e pinturas que apresentavam em detalhes essa terra agraciada por sua riqueza natural e pela beleza de suas paisagens, em contraste com os costumes de sua gente, "alegre", "cortês", porém muito "ignorante" e "rude". 
O olhar estrangeiro sobre a forma de exploração desse imenso território e suas riquezas; sobre as relações sociais fundadas no modelo escravagista; o olhar crítico sobre os costumes dos índios, dos colonos e dos negros podem ser lidos em vários textos desses viajantes. Textos que circulavam pela Europa da época e acabaram tornando-se referências para a elite intelectual brasileira no processo de construção da nossa nacionalidade.
O quarto episódio da série mostra justamente como esses relatos, moldados por uma visão eurocêntrica e por teorias discriminatórias, se transformaram em fontes historiográficas logo após a declaração da independência, em 1822, quando o país precisava consolidar-se como uma nação.
A partir da história de personagens épicos e de textos e imagens raras, o último episódio da série  Brasil no Olhar dos Viajantes  permitirá ao espectador compreender melhor as características que herdamos do passado e a forma como lidamos com elas no presente.



ESTREIA DIA 07 DE JUNHO ÀS 21H30

  

INFORMAÇÕES

Brasil no Olhar dos Viajantes – Episódio 04 – século XIX
Ano de Produção: 2014
Estreia: dia 07 de junho, às 21h30
Direção: João Carlos Fontoura
Duração (episódio): 59 min
Reprises: 08/06 – 12h30 / 14/06 – 3h30 / 15/06 – 20h30

TODOS OS EPISÓDIOS PODEM SER ASSISTIDOS NO CANAL DA TV SENADO NO YOUTUBE

  
Entrevistados: Jean Marcel de Carvalho, Ronaldo Vainfas, Carmem Lícia Palazzo, Pedro Alvim, Paulo Knauss, Pedro Corrêa do Lago, Carlos Martins, Victor Leonardi, Dirceu Franco, Karen Macknow Lisboa, Maria Angélica Madeira, Mariza Veloso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?