Reunião 2013: Human Biology Association


2013 Human Biology Association Annual Meeting

O trabalho "A Cor da Anemia Falciforme na Amazônia" ("The Color of  Sickle Cell Anemia in Amazonia") de Autoria dos Bioantropólogos Ms. Ariana Kelly L. S. da Silva e Coautoria do Prof. Dr. Hilton P. da Silva foi aceito como "Apresentação Oral" na Reunião de 2013 da Human Biology Association, que irá ocorrer na cidade de Knoxville, Tennessee, United States, nos dias 10 e 11 de Abril de 2013, no Hilton Knoxville. A apresentação e discussão do tema foi incluída na Sessão "Gene, Genomas e Fenótipos" e está prevista para ser realizada no dia 11 de Abril, às 15h45, no local do evento.

O estudo em questão é um dos resultados da Dissertação de Mestrado de Ariana Kelly L. S. da Silva (Programa de Pós Graduação em Antropolologia - Universidade Federal do Pará) e aborda as relações de vulnerabilidade social, racismo institucional e "cor" da Anemia Falciforme na Amazônia, Estado do Pará. Em se tratando de uma doença genética que tem em sua origem um processo seletivo (microevotutivo) originado na África há milhares de anos, ainda hoje é um agravo relacionado como 'doença do negro', problema que será a pauta da discussão, já que a Anemia Falciforme não ocorre apenas em pessoas com fenótipo negróide, mas em qualquer grupo humano que tenha entre os seus ascendentes pais que sejam heterozigotos, isto é, que possuam um alelo alterado em sua hemoglobina, nesse caso, HB*AS.

A Human Biology Assoaciation é a Associação mais importante em termos internacionais que pesquisam sobre Biologia Humana no mundo e possui um peso fundamental para que estudos como o dos pesquisadores da UFPA possam incluir questões socioculturais locais no cenário global, contribuindo com a visibilidade de grupos estigmatizados pela sociedade, como é o caso das pessoas com Anemia Falciforme na Amazônia e em todo o Brasil.

O trabalho de Ariana K. L. S. da Silva e Hilton P. da Silva recebeu o "Award Travel" (Prêmio Internacional de Viagem, da Human Biology Association), que receberam uma bolsa de $ 1.000 (mil dólares) para custear as despesas com a viagem para os EUA e apresentar os resultados de sua pesquisa naquele país. Os pesquisadores foram os únicos brasileiros a receber o prêmio da HBA. É um reconhecimento interessante para a UFPA e para o Brasil: a Amazônia e a Bioantropologia Brasileira fazendo-se presentes na cena internacional da pesquisa científica. Mais dois participantes, um da Ucrânia e outra, de Portugal, também foram contemplados com bolsas.

Outro trabalho importante que também será apresentado na Human Biology Association foi intitulado "Diverse diets may be prophylactic against micronutrient deficiency but not against cardiovascular disease risks: case studies in under-served rural communities in Kenya and Brazil", de autoria de M. Fujita1 e HP Silva2. 1Department of Anthropology, Michigan State University, East Lansing; 2Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal do Pará, Brazil. Desta vez como poster. Este trabalho resulta de colaboracao cientícia entre a Bioantropologia da UFPA e a Michigan State University, EUA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?