Uma Mentira Atrapalha Muita Gente!



Parte da mandíbula do Homem de Piltdown
Google Imagem
Há cem anos atrás, um cientista amador chamado Charles Dawson anunciou publicamente sua descoberta de um crânio muito antigo, que foi imediatamente chamado de "Homem de Piltdown”.
A descoberta foi feita em 1908 em uma escavação para a realizacção de obras próximo da cidade de Piltdown, Inglaterra, e sua publicação imediatamente despertou grande atenção entre aqueles que discutiam o nascente evolucionismo darwiniano. Desta forma teve início uma série de eventos famosos e instrutivos para a história da ciência, mas que causaram muitos prejuízos durante décadas ao estudo da evolução humana.


Os detalhes desta história podem ser lidos em:

http://www.becominghuman.org/node/news/infamous-instructive-story-0

Comentários

  1. A história do homem de Piltdown é perpetuada até hoje pelos criacionistas (apesar do problema já ter sido resolvido há mais de meio século) como um dos exemplos da "fraude evolucionista" (que citam outros exemplos que eles fazem questão de distorcer, como o homem de Nebraska).

    Para mim, o caso de Piltdown nos ensina uma grande lição (além daquela mencionada no Becoming Human): Mais cedo ou mais tarde, a verdade será revelada. Fraudes são e sempre serão o caminho garantido para o suicídio acadêmico, uma vez que outros cientistas descobrirão a fraude (exatamente como ocorreu neste caso).

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    A tua descrição é muito interessante quando afirmas que a verdade, um dia, aparece...
    Felizmente muitas fraudes e axiomas foram desvelados pela pesquisa científica e espero que continuemos nessa jornada cotidiana com o intuito de sempre nos aproximarmos da realidade de nossas populações ancestrais.
    Abraços e continue contribuindo em nosso blog.
    Ariana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?