Lançamentos de Livros sobre o Marajó


A Universidade Federal do Pará (UFPA), via Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PA), convidam para o lançamento de livros sobre Os Marajós, com destaque para o II Volume do Projeto Remando por Campos e Florestas destinado ao Ensino Médio, organizado pelos docentes Agenor Sarraf Pacheco,  Denise Pahl Schaan e Jane Felipe Beltrão.

Patrocinado pelo CNPq e IPHAN, o livro Remando por Campos e Florestas: Patrimônios Marajoaras em Narrativas e Vivências, é resultado do projeto popularização do conhecimento sobre a Arqueologia, a História e o Patrimônio do Arquipélago de Marajó, coordenado pela professora Denise Schaan, cujo objetivo é em conjunto com a população do Marajó dos Campos e do Marajó das Florestas, por intermédio do público escolar, o conhecimento sobre a História e a Arqueologia do lugar onde vivem, assim como sobre os processos de construção do conhecimento inerentes às atividades de arqueólogos, historiadores, antropólogos, geógrafos, sociólogos, entre outras áreas, despertando vocações científicas, incentivando a valorização de seu patrimônio cultural e sensibilizando as comunidades para a necessidade de proteção e preservação.

O projeto foi desenvolvido em três etapas,  entre 2008 e 2009 e contou com a participação de 45 professores marajoaras. Destes, 24 participaram da escrita do primeiro volume, destinado ao Ensino Fundamental, e 21 participaram da escrita do segundo volume, destinado ao Ensino Médio. A primeira etapa constitui-se em um curso de Educação Continuada para Professores Pesquisadores, ministrado nos pólos de Breves e Soure e foi conduzida pelos docentes: Denise Schaan, Jane Beltrão, Márcia Bezerra e Rosa Acevedo, Agenor Sarraf, Fernando Marques, Hilton da Silva e Flávio Silveira.

Na segunda etapa, os professores de posse de orientações sobre pesquisa local e trabalhos com narrativas orais, realizaram investigação procurando registrar por meio de entrevistas, desenhos e trabalhos didáticos com seus estudantes, memórias de artefatos arqueológicos, bens públicos, histórias de viveres, saberes e fazeres de sua localidade. Ainda nessa segunda etapa, o professor Agenor Sarraf viajou para alguns municípios com a finalidade de acompanhar e orientar o desenvolvimento da pesquisa, visando à organização do material coletado para ser utilizado na terceira fase. Na última fase, ocorrida em Belém, numa Oficina de Produção Textual, os professores confeccionaram cada texto, explorando o conteúdo oral, escrito e visual da pesquisa, além de apresentarem um roteiro de atividades como sugestão de caminhos e possibilidades para professores e estudantes explorarem o material confeccionado em sala de aula.

O segundo volume, ora apresentado, faz parte da primeira coleção de livros didáticos sobre o patrimônio cultural da região marajoara, destinado ao Ensino Fundamental e Médio. O presente volume está organizado nos seguintes eixos temáticos: Narrativas Fantásticas e Histórias, Vivências e Memórias. São 19 textos produzidos por professores de escolas públicas marajoaras, destacando-se especialmente os municípios de Melgaço, Portel, Chaves, Muaná, Curralinho, Salvaterra, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Breves.

Na mesma ocasião, serão apresentados mais três livros:

“Marajó – Culturas e Paisagens”

“Folias de São Sebastião: um estudo da transmissão musical”

“Muito além dos Campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara”

 
O fio condutor que une as publicações é a temática relacionada ao patrimônio cultural e arqueológico dos Marajós. Nos anos de 2004 a 2007 foi realizado, pelo IPHAN, o Inventário de Referências Culturais da Ilha do Marajó (INRC) Marajó, e em 2009 a Identificação e cadastro de sítios arqueológicos do Marajó em parceria com a UFPA. Assim, os livros são frutos de inventários realizados pelo Iphan no Marajó, eles serão distribuídos às escolas da região.

Marajó – Culturas e Paisagens” reúne artigos elaborados por pesquisadores, alguns dos quais integraram a equipe que realizou o INRC do Marajó, e também por técnicos do Iphan no Pará. Os temas abordados nos artigos procuram eliminar a visão “exótica” que se difunde sobre o Marajó e de suas paisagens. Procura trazer e valorizar as versões locais enfocando crenças, festividades, ofícios e modos de fazer pleno de significados e intermediadas pelos pesquisadores e autores. Aponta possíveis percursos para transformar a dura realidade de isolamento e dificuldades de acesso aos serviços de saúde e educação, bem como problemas de violência e descaso vivenciados e enfrentados pela população marajoara no dia-a-dia.

No âmbito da cultura marajoara, as autoras Lílian Barros e Verena Abufaiad nos brindam com Folias de São Sebastião: um estudo da transmissão musical, no qual é possível realizar uma imersão nas diversas fases e faces da Festa do Glorioso São Sebastião e perceber que o processo de transmissão musical ocorre de forma concomitante à transmissão da cultura e da religiosidade popular.

E por falar em transmissão da cultura, o livro Muito além dos Campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara, organizado por Denise Pahl Schaan e Cristiane Pires Martins, é composto por artigos cujo tema transversal é o patrimônio cultural e biológico da população do Marajó, resultante da experiência empírica dos pesquisadores que vivenciaram o contato direto com a população, a cultura, e a diversidade de paisagens, fauna e flora do arquipélago do Marajó.
Espera-se com a iniciativa ampliar o conhecimento sobre a Arqueologia, a História e o Patrimônio Cultural Marajoara e criar novos mecanismos de difusão dessa riqueza de saberes que pulsan nesse lado da Amazônia brasileira.

Os livros Remando por Campos e Florestas e Muito Além dos Campos estão disponíveis para download no site: www. marajoara. com

AGENDA DOS PRIMEIROS LANÇAMENTOS

BREVES - 13/12/2012 (Quinta-Feira)

PORTEL - 14/12/2012 (Sexta-Feira)

MELGAÇO - 15/12/2012 (Sábado)

BELÉM – 20/12/2012 (Quinta-Feira)

Local: IPHAN/ AUDITÓRIO DO PRÉDIO NOVO
Hora: 19h30 

Endereço: Av. Governador José Malcher, esquina com Benjamin Constant.

Bairro: Nazaré

Fones: (91)3224-1825 

Editora: GKNORONHA 

Patrocínio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Apoio: Universidade Federal do Pará (UFPA) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia