Malária, ODM e Bioantropologia


O Esp. Enfermeiro Roberto Carlos Figueiredo, é atualmente aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia - UFAM/UFPA/FIOCRUZ e, há muitos, trabalha com as endemias da Ilha do Marajó. Entre os dias 23 e 27 de Setembro ele irá apresentar no XVIII Internacional Congress on Tropical Medicine and Malaria (http://ictmm2012.ioc.fiocruz.br/), no Rio de Janeiro, um trabalho de pesquisa produzido no âmbito do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente do PPGA/UFPA . O Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária é a mais importante reunião científica sobre o tema, e um evento fundamental para a disseminação de pesquisas objetivando a produção de políticas públicas sobre doenças endêmicas em regiões tropicais e outros biomas do planeta.

O trabalho "The epidemiology of malaria in Anajás, Pará, Brazil, between 2001 and 2010, in relation to the sixth Millenium Development Goal" é parte do projeto de mestrado de Roberto Carlos e tem como coautor o Prof. Dr. Hilton P. da Silva (Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPA). Eles discutem a altíssima prevalência de malária em Anajás, Pará, e as dificuldades na implementação de políticas públicas visando sua redução e se o município, bem como o Estado do Pará, atingirão a meta estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) (http://www.objetivosdomilenio.org.br/).

O tema é de interesse da Bioantropologia, pois a malária é um dos principais exemplos de seleção natural em grupos humanos, é uma das maiores causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo, e uma doença com evidentes influências de fatores socioambientais, biológicos e culturais conjuntamente, principalmente no que se refere à situação de vulnerabilidade social e sanitária das populações mais afetadas, notadamente nos países localizados em regiões tropicais no Cone Sul.
Os links do Congresso e do ODM seguem abaixo, respectivamente:


http://ictmm2012.ioc.fiocruz.br/


http://www.objetivosdomilenio.org.br/

Vista aérea da cidade de Anajás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia

Bioantropologia: O Que é?