Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2024

Professor Dr. Pedro da Glória Participa de Palestra Sobre Arqueologia Mortuária no MAE-USP

Imagem
Nesta quinta-feira, o Prof. Dr. Pedro da Glória (PPGA/UFPA) participará de mais uma edição do programa "PeleoEncontros" realizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Abaixo segue o convite com maiores informações sobre o evento: "Olá Paleopessoas! Nesta quinta-feira, 22 de agosto, mais um de nossos Paleoencontros do ciclo 2024.  O Dr. Pedro da Gloria da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentará a palestra "Arqueologia mortuária de um cemitério histórico na cidade de Belém, Pará, Brasil”.  Teremos como debatedora a Dra. Claudia Aranda, da Universidade de Buenos Aires (UBA). Não percam!  Ao vivo às 10:00h (BRT) no canal YouTube MAE-USP, na playlist Paleoencontros: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3QczBZ6WxxnO3KMABZ88x7KTHShm4eW -     Como sempre, a gravação ficará disponível na mesma playlist."

No Dia Nacional da Saúde Publicações de Membros do LEBIOS Refletem Sobre os Impactos da COVID-19 na Amazônia

Imagem
Capa do Livro "Cenário da Pandemia: experiências de pesquisa e reflexões teóricas sobre saúde e bem-estar". Fonte: Editora CRV. Dia 5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde, instituído pela Lei nº 5.352/1967 . A data homenageia o aniversário do mundialmente conhecido médico sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917), que dá nome à atual Fundação Oswaldo Cruz, o principal centro de referência sobre epidemiologia no Brasil. Segundo o ministério da saúde “as ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso”

34ª RBA encerra atividades com saldo positivo para a Bioantropologia

Imagem
Cartaz oficial da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). Encerrou na sexta-feira, 26 de julho de 2024, a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) ( https://www.34rba.abant.org.br/site/capa ). O evento que é organizado bienalmente pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) teve como lócus das suas atividades a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contando com a participação de milhares de pessoas, dentre elas, pesquisadoras, pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil e do mundo que tiveram a oportunidade de interagir, trocar experiências e estabelecer diálogos estimulantes entre as suas pesquisas e os diferentes campos e abordagens da Antropologia. Neste ano, o encontro teve como temática “Territórios vivos, corpos plurais: antropologia e saberes críticos”, sendo marcado por três dias intensos de atividades distribuídas em uma programação composta por centenas de grupos de trabalho, conferências, simpósios especiais, mesas redondas, lançamento