Bioantropologia do PPGA Promove Intercâmbio Internacional de Pesquisa com a Ohio State University, EUA.
AC:
Por qual razão você se interessou por Antropologia Médica? Conta mais pra gente
a área de atuação e os pontos fortes do curso?
SF: Interessei-me por Antropologia Médica porque sempre tive um forte interesse em saúde pública, mas não gostava de como o currículo de saúde pública era amplo e de nível macro na minha universidade. Isso me levou a buscar a antropologia, onde eu poderia buscar questões relacionadas à saúde pública, olhando mais de perto os contextos locais e entendendo as influências sociais, econômicas e políticas em jogo nesses contextos. Os pontos fortes deste curso incluem o foco na saúde através de uma perspectiva biocultural, o que significa que a saúde nunca é considerada estritamente do ponto de vista biológico. A saúde de uma perspectiva biocultural é sempre sobre corpo e lugar combinados, o que significa que a saúde humana é muito mais uma resposta ao contexto e à cultura que a cerca. Isso é incrivelmente importante porque o modelo dominante na medicina reduz a saúde a uma simples disfunção fisiológica que é resultado das ações de um indivíduo. Dentro da antropologia médica especificamente, sempre me interessei particularmente pela medicina evolutiva, que vê a saúde e a doença como resultado de processos evolutivos e de desenvolvimento, bem como a saúde da mulher. As mulheres continuam sendo uma parte negligenciada da pesquisa científica, mas são membros fundamentais das sociedades e possuem um conhecimento valioso que é infinitamente interessante para mim.
AC:
O que te fez estudar alimentação infantil? Conta mais sobre a tua pesquisa
dentro do Projeto Microbioma?
SF: Minha pesquisa dentro do Projeto Microbioma se concentrou em entender os fatores que moldam as decisões de alimentação materna nos dois primeiros anos de vida em Belém. O que me fez estudar nutrição infantil é que ela está diretamente relacionada à forma como as mães internalizam e depois aplicam os conhecimentos que encontraram ativa ou passivamente sobre amamentação e alimentação complementar. Por meio de várias atividades, pude conversar com mães de Belém sobre como elas se sentem em relação a alimentos específicos, quais alimentos acreditam ser melhores para bebês em diferentes fases e quais sinais buscam antes de introduzir novos alimentos. Isso me deu uma boa visão de como a cultura e as iniciativas de saúde pública estão moldando as percepções do que é e do que não é saúde em um bebê.
AC:
O que mais te chamou atenção no campo em Belém?
SF: O que mais me chamou a atenção no campo foi como as crenças são fortes em torno da comida em Belém. Havia tantos tabus alimentares fortes quanto fortes preferências por certos alimentos, como o açaí, de uma maneira que nunca encontrei antes. O açaí era um tema universal que parecia abranger grande parte da identidade de Belém. E quando eu revelava às pessoas no campo que eu havia provado açaí, elas automaticamente pareciam se sentir mais à vontade comigo e isso estimulava uma conversa maior. Muitas das mães que entrevistei me ensinaram sobre diferentes alimentos me fazendo prová-los, e foi um processo fascinante aprender sobre os alimentos dessa maneira.
AC:
Quais são as tuas perspectivas futuras na Antropologia?
SF: Espero continuar meus estudos em Antropologia fazendo um mestrado em Antropologia Médica. Espero poder continuar o trabalho que iniciei em Belém durante este programa e trabalhar mais com as novas tecnologias e métodos que estão sendo desenvolvidos na antropologia médica e áreas afins.
AC:
Como a tua pesquisa pode ajudar em questões de saúde infantil em Belém?
SF: Minha pesquisa pode ajudar a entender melhor a interação entre cultura, economia e iniciativas de saúde pública, que é importante para entender questões de saúde infantil em Belém. Acho que as mensagens internacionais de saúde pública em Belém estão tendo uma forte influência nas crenças maternas envolvendo a duração da amamentação exclusiva, bem como os tipos de alimentos que são melhores para os bebês consumirem. E essas ideias coexistem com crenças culturais mais fortes, como a ideia de leite fraco e a preferência por tamanhos infantis maiores. Assim, minha pesquisa mostra em parte como certas iniciativas de saúde pública vêm penetrando na cultura em Belém enquanto outras enfrentam maiores barreiras ao fazê-lo. Para ajudar com questões de saúde infantil, ajuda saber por que certas iniciativas mostram maior sucesso do que outras.
AC:
Como foi a tua experiência em Belém?
SF:
Minha experiência em Belém foi incrível, e sou muito grata por ter tido a
oportunidade de realizar minha pesquisa aqui. Belém tem uma cultura tão rica
que se compreende melhor ao vivenciá-la. Tive a oportunidade de trabalhar com
uma equipe incrível de pesquisadores que me ensinaram sobre a cultura e
história de Belém e me ajudaram em todas as minhas conversas com as mães que
entrevistei. Também aprendi muito com todas as mães que participaram deste
estudo. Eles me receberam e falaram tão abertamente comigo sobre suas
experiências que me senti incrivelmente honrada e agradecida. Saio de Belém
motivada para trabalhar com todo o conhecimento que adquiri, e espero ter a
oportunidade de voltar um dia em breve.
Obrigado
Stephanie por compartilhar suas experiências conosco e esperamos também revê-la
em breve!
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