Bioantropólogas do LEBIOS Participam de Publicação Sobre Doenças Crônicas em Populações Indígenas da Amazônia

 



“Common BMI and diabetes-related genetic variants: A pilot study among indigenous people in the Brazilian Amazon”

Variantes genéticas comuns relacionadas ao IMC e diabetes: estudo piloto entre grupos indígenas da Amazônia

É o título do artigo publicado recentemente na revista Genetics and Molecular Biology (45, 2, e20210153, 2022), cuja autoria tem participação das bioantropólogas do LEBIOS, Profa. Dra. Isabela Guerreiro Diniz e a Ms. Eliene Rodrigues Putira Sacuena, sob coordenação do Prof. Dr. João Farias Guerreiro do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA.

O artigo traz o estudo que identifica a ocorrência de doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes tipo 2 em grupos indígenas de comunidades da região do Rio Xingu, em Altamira, e; na Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, ambas no estado do Pará, entre os anos de 2007 e 2014.

Foram analisados 628 indígenas dos grupos Arara, Araweté, Asurini do Xingu, Parakanã, Xikrin do Bacajá e Gavião Kyikatêjê. Os dados mostram que as doenças crônicas identificadas não resultam simplesmente de predisposições genéticas, mas também de mudanças na alimentação e no estilo de vida das comunidades. O prof. João citou a incorporação de hábitos alimentares ocidentalizados, como ingestão elevada de carboidratos, gorduras e alimentos ultraprocessados, além de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, massas e biscoitos, na dieta indígena. Para ele o aumento da prevalência dessas doenças é um problema de saúde pública entre as populações indígenas, que precisam de ações para conter a expansão dos fatores de riscopara essas doenças.

As alterações encontradas nessas comunidades são chamadas de Doenças Complexas, pois se originam da variabilidade genética individual e são influenciadas pelas condições sociais, econômicas, políticas e ambientais nas quais as pessoas vivem. Tais doenças têm sido temas de diversas pesquisas do LEBIOS, envolvendo vários grupos da região Amazônica e de outras regiões do país, na perspectiva de compreender os processos microevolutivos e adaptativos humanos, e também de propor políticas públicas mais adequadas aos grupos especialmente vulnerabilizados do país.

  

Você pode ler o artigo completo no link a seguir: https://www.researchgate.net/publication/360534681_Common_BMI_and_diabetes-related_genetic_variants_A_pilot_study_among_indigenous_people_in_the_Brazilian_Amazon

 

Nossos parabéns às pesquisadoras e todos e todas envolvidos no trabalho, por mais essa importante contribuição científica!

 

 


Sobre as autoras pesquisadoras do LEBIOS citadas neste post:

A Dra. Isabela Diniz, realizou pós-doutorado no LEBIOS e a Ms Eliene Sacuena é doutoranda do PPGA na área de Bioantropologia. Ambas sob orientação do Prof. Dr. Hilton P. Silva e trabalhando à partir do Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA, sob coordenação do Prof. Dr. João Guerreiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias Recentes Sobre Paleoantropologia

Cinco Provas da Evolução das Espécies

Uma Carreira em Antropologia Biológica