Educação em Saúde e Ambiente em Comunidades Quilombolas do Pará/Brasil - Revista Margens
Mesa de Lançamento da Revista Margens Campus Universitário de Abaetetuba |
No último dia 12 de fevereiro, em Abaetetuba, ocorreu o
lançamento do número mais recente da Revista Margens - Dossiê Educação, Cultura
e Desenvolvimento Regional (volume 8, nº 11, Ago/2014). Esta é uma revista
interdisciplinar da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Universitário
de Abaetetuba/Baixo Tocantins/UFPA, sendo a editora Vivian Silva Lobato. O
evento ocorreu no Auditório Central do campus da UFPA do referido município com
a presença dos autores.
O artigo "EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS
DO PARÁ/BRASIL", de autoria de Roseane Bittencourt Tavares e Hilton P.
Silva, do LEBIOS, foi um dos publicados no Dossiê. No
lançamento Roseane teve a oportunidade falar sobre o artigo, o qual trata sobre
atividades de educação em saúde voltadas para populações quilombolas
como política de ação afirmativa visando amenizar os problemas de
saúde nessas populações. O projeto piloto foi realizado nas comunidades
contíguas de África e Laranjituba, no município de Moju, Pará.
A autora Roseane T. Bittencourt apresentando o artigo sobre Educação em Saúde em Comunidades Quilombolas |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE EM
COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARÁ - BRASIL
Resumo
Há poucas iniciativas de educação em saúde e ambiente em quilombos no
Pará. Neste artigo a educação é proposta como uma forma de contribuir para a
minimização dos problemas de saúde nessas populações. O trabalho se baseia em
dados de pesquisa de campo realizada em quatro comunidades e informações
bibliográficas. A metodologia incluiu um diagnóstico sócio-ecológico das
comunidades e a elaboração de um programa de educação em saúde, planejado para
crianças entre 5 e 11 anos de idade, que foi implementado como piloto nas
comunidades África e Laranjituba, através de exposição interativa sobre os
temas diagnosticados (gripe, cáries, anemia, micoses e verminoses). Em seguida,
para avaliar as atividades, foi distribuído um exercício didático criado
especificamente para o programa. O teste mostrou que a maioria dos
participantes (68%) absorveu o conteúdo desejado. Sugere-se essa abordagem como
uma possível estratégia de ação, visando contribuir para melhorar a qualidade
de vida dos quilombolas.
Revista Margens |
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