Equipe do LEBIOS participa do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
Na semana de 3 a 6 de novembro de 2024 ocorreu em Fortaleza, CE, o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) (https://ppgs.com.br/index.php).
O tema geral do 5º PPGS foi “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”, na perspectiva da reconstrução de políticas sociais para lidar com os cada vez mais complexos problemas sanitários, sociais, ambientais, climáticos, éticos, geopolíticos e institucionais, que incidem na saúde da população brasileira, e para debater e apontar as mudanças necessárias de rumos para o Sistema Único de Saúde (SUS) no presente e no futuro.
A equipe do LEBIOS participou do evento através da apresentação de três trabalhos: Racismo Estrutural e os Determinantes Sociais da Saúde em Comunidades Quilombolas da Amazônia: Desafios para políticas públicas, de Hilton P. Silva, Ariana Kelly L. Silva da Silva, Roseane B. Tavares Oliveira, João S. de Melo Neto e Ligia A. Filgueiras (https://www.ppgs.com.br/programacao/exibe_trabalho.php?id_trabalho=53297&id_atividade=5640&tipo=#topo), Análise da Cobertura de Equipes de Saúde Bucal em Relação ao Quantitativo Populacional da Região do Lago de Tucuruí, Pará, de Eliseu V. L. Auzier, Amujacy T. Vilhena, Hilton P. Silva, Alyne A. Nagase, Fabiano de P. Sales, Vanessa F. S. Sales, Yago M. Correia, Ívano S. L. Chaves e Patrik W. Araújo, e Relação entre a Atenção Primária em Saúde e dos Procedimentos de Diagnóstico com a Incidência de Câncer de Próstata no Brasil: Um estudo ecológico, de João S. de Melo Neto, Cleide L. da Silva, Natália de S. Duarte, Hilton P. Silva, Nelson V. Gonçalves, Claudia do S. C. Miranda, José R. L. Dias Júnior e Fabiana de C. Gomes. Todos os trabalhos foram convidados para apresentação na forma de Comunicações Coordenadas.
As produções acadêmicas que, além dos membros do LEBIOS, incluíram estudantes e pesquisadores de diversas instituições do Pará, foram muito bem recebidas no congresso, gerando importantes debates sobre a saúde coletiva e as políticas públicas para as populações vulnerabilizadas da região Amazônica.
Parabéns aos autores por levar os conhecimentos gerados no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia para esse importante evento nacional.
Comentários
Postar um comentário