Mulheres na Bioantropologia

Embora os nomes masculinos sejam muitas vezes os mais lembrados (P. Broca, F. Boas, A. Hrdlicka, E. Roquette-Pinto, L. Leakey, D. Johanson), as mulheres sempre marcaram presença e fizeram contribuições fundamentais ao campo da Bioantropologia, desde quando ainda se chamava Antropologia Física (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ajpa.23912). Ao longo do século XX, apesar de inúmeras barreiras e desafios de uma área ainda dominada por homens, o número de mulheres trabalhando com antropologia biológica e forense cresceu exponencialmente (https://escholarship.org/content/qt1n42j2m0/qt1n42j2m0.pdf) e pesquisadoras como Mildred Troter, Mary Leakey, Jane Goodall, Trudy Turner, Darna Dufour, Dean Falk, Nina Jablonsky, Heloisa Alberto Torres, Eugênia Cunha e Cristina Padez passaram a desfrutar do merecido reconhecimento por suas importantes contribuições ao campo.

Heloísa Alberto Torres, primeira professora concursada de antropologia e etnografia do Brasil (1925) e primeira diretora do Museu Nacional (1938). Fonte: Wikipédia.

Desde sua criação o LEBIOS tem incentivado o envolvimento de mulheres na ciência e, com a criação do PPGA, passamos também a formar mestras e doutoras em bioantropologia no Brasil (https://www.instagram.com/reel/Cpp4Px_OjBa/?igsh=MTl6dzkzcGNtc2Z0Mw==).

Neste Dia Internacional das Mulheres, agradecemos a todas que nos originaram e que são fundamentais para a construção do nosso campo, da ciência e de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.

Nossa homenagem hoje é para as mulheres do LEBIOS, do PPGA, do IFCH e de toda a UFPA, através da mais recente doutora em bioantropologia do país Eliene Rodrigues Putira Sacuena. Indígena da etnia Baré, ela foi entrevistada em 2023 sobre o papel das mulheres amazônidas na ciência (https://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2023/03/doutoranda-do-ppga-fala-sobre-os.html), tornou-se uma reconhecida liderança indígena nacional, e recentemente foi a primeira autora de importante publicação internacional sobre a genética das populações indígenas e a COVID-19 (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38307396/).

Parabéns!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies