Coordenador do LEBIOS Participa de Dossiê Sobre Saúde da População Negra


Acaba de ser publicado o Dossiê Temático Saúde da População Negra na Revista Ciência & Saúde Coletiva, um dos periódicos científicos mais bem conceituados do país (Qualis/Capes A1). Compuseram a equipe editorial deste volume Ionara Magalhães de Souza (UFRB), Edna Maria de Araújo (UEFS), Diana Anunciação (UFRB), Hilton P. Silva (UFPA e UnB, Coordenador do LEBIOS), Lucélia Luís Pereira (UnB), Ana Paula Nogueira Nunes (UFVJM) e Regina Flauzino (UFF). O dossiê reúne produções científicas recentes de docentes, discentes, pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições de ensino federais e estaduais, organizações sociais, gestores, gestoras e profissionais da saúde. O volume é uma iniciativa do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) (https://abrasco.org.br/comissoes-gts-comites-e-foruns/gt-racismo-e-saude/), do qual o Prof. Hilton é um dos coordenadores nacionais, e contou com o apoio do Instituto Ibirapitanga.

A coletânea propõe dar visibilidade às iniquidades étnico-raciais, às estratégias de enfrentamento do racismo no país e a produções científicas envolvendo pesquisadores e pesquisadoras negros e negras. Os artigos temáticos apresentam uma profunda reflexão sobre saúde e racismo, e abordam aspectos epidemiológicos, políticos, culturais e sociais que envolvem a saúde da população negra; apresentam análises sobre os sistemas de informação, saúde de comunidades quilombolas, saúde bucal, racismo estrutural, impactos da Covid-19 na saúde da população negra, dentre outros, destacando a importância da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e a necessidade de fomentar redes de colaboração em nível nacional e internacional para a promoção da equidade e democratização da saúde. Sua abrangência temática e geográfica torna este um volume essencial para as pessoas interessadas em conhecer o panorama atual da saúde da população negra no país.


“As publicações científicas que tratam das iniquidades étnico-raciais na saúde ainda são incipientes, mas vêm aumentando e rompendo assimetrias que impactam as condições de vida e a saúde das populações discriminadas pela cor. Aqui se apresentam artigos que abordam aspectos epidemiológicos, análises sobre os sistemas de informação, fatores associados ao assassinato de mulheres negras, dados de mortalidade, artigos sobre a incidência e o tratamento de várias doenças, segundo a raça/cor”. Dentre os artigos, o coordenador do LEBIOS é um dos autores de “Racismo e Insegurança Alimentar: Mazelas de uma comunidade quilombola da Amazônia Legal Brasileira” produzido em parceria com João Câmara, Ístvan Varga e Maria Tereza Frota, todos da UFMA.

O dossiê traz também, uma reflexão sobre a visão racial que contamina várias políticas de saúde. O protagonismo para organização deste número temático foi do GT Racismo e Saúde. Junto com ele, a Revista Ciência & Saúde Coletiva assume a posição de promover uma reflexão aprofundada sobre as vulnerabilidades da população negra e sobre a promoção da equidade, a democratização da saúde e a construção do SUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia