Artigo na Revista do IHGP Resgata Estudo Pioneiro Sobre Bioantropologia de Populações Quilombolas na Amazônia

 O artigo, no campo de história da antropologia, uma das especialidades do periódico, foi publicado no volume 8, número 1, 2021, sendo a matéria da capa da revista. Nele os autores Hilton P. Silva (LEBIOS/PPGA/UFPA) e Gilberto F. Aguiar (CCH/MPEG) apresentam a trajetória e os desafios das pesquisas pioneiras de campo em antropologia biológica na Amazônia, na década de 1980, e comparam a situação dos quilombolas de então com o quadro socioecológico atual, na perspectiva de resgatar a história da disciplina e subsidiar a análise e a implementação de políticas públicas voltadas para esses grupos.

Família em frente ao Pacoval. Foto: Hilton P. Silva, 1989.

PACOVAL UM MOCAMBO AMAZÔNICO: UMA VIAGEM REVISITADA

Resumo

Em 1989 um grupo de jovens pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi fez uma viagem para o município de Alenquer, Estado do Pará, para conduzir o primeiro trabalho de campo em Bioantropologia entre os quilombolas da comunidade do Pacoval. Neste artigo, a viagem é revisitada e analisada, 30 anos depois, para se ter uma visão de como era ser quilombola naquela época  e agora. Três décadas depois do trabalho de campo, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) também completa 30 anos e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra faz o seu 11o aniversário, a situação de saúde no Pacoval e em muitos outros mocambos continua precária, e a população Negra do Brasil tem pouco a comemorar, pois continua a lutar contra o racismo estrutural e pelo direito de cidadania plena.

 

SILVA, H.P. & AGUIAR, G.F.S. 2021. Pacoval an Amazonian Mocambo: A trip revisited. Revista IHGPInstituto Histórico e Geográfico do Pará, 8(1): 148-164. On Line. DOI: http://dx.doi.org/10.17648/ihgp.v8i1.282

Disponível em: https://www.ihgp.net.br/revista/index.php/revista/article/view/282

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies