O que as produções científicas publicadas em periódicos podem nos dizer sobre a temática da evolução humana na Educação Básica Brasileira?
Desenvolvida no início de 2020
como um projeto de Iniciação Científica do LEBIOS, a pesquisa O (Não)Lugar da Evolução Humana na Educação
Básica Brasileira: Uma revisão sistemática da literatura científica, buscou
analisar as produções publicadas entre 2015 e 2019 que estabeleciam enfoque na
Evolução Humana, pensando a realidade da Educação Básica Brasileira. O estudo
reuniu levantamentos bibliográficos, informações relacionadas a formação dos
autores e análise temática realizada nas produções.
Os resultados representam a
prevalência de pesquisadores das áreas educacionais, principalmente aplicadas a
área de Ciências, também expõem uma tendência dos estudos a se voltarem para a
abordagem da Evolução Humana no Ensino Médio. Em relação ao foco temático dos
estudos, estes se centram em processos de ensino, experimentação de materiais e
compartilhamento de experiências.
O resultado do projeto foi apresentado em formato de pôster na 32ª Reunião Brasileira de Antropologia, integrada a outras apresentações do Grupo de Trabalho 04 - Antropologia Biológica e Interfaces Biologia e Cultura: História, pesquisas atuais e perspectivas futuras coordenado por Verlan Valle Gaspar Neto, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Pedro Jose Tótora da Glória, da Universidade Federal do Pará. Esse GT é um dos que marcou o retorno da temática da bioantropologia para o congresso de antropologia mais importante do Brasil após muitas décadas de ausência, demonstrando a importância do PPGA e do LEBIOS para avanço desse campo no país (http://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2020/10/apos-decadas-de-ausencia.html).
Link para o Grupo de Trabalho 04:
http://evento.abant.org.br/rba/32RBA/grupos_de_trabalho?id=23926
Link para o Pôster:
http://evento.abant.org.br/rba/32RBA/files/226_2021-03-19_3280_23926.pdf
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