Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica - NCADR-UFPA



EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA
DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O presente edital tem como objetivo selecionar 02 (dois) bolsistas de graduação para atuar na área de Ecologia Humana/Etnoecologia. As atividades a serem desempenhadas pelos estudantes selecionados serão as seguintes: 1) pesquisa de campo com populações ribeirinhas das ilhas e várzeas de Abaetetuba/Pará, comunidades tradicionais de terreiros, e atores sociais das feiras e mercados públicos de Belém; 2) levantamento bibliográfico; 3) participar de grupo de pesquisa na área de Biodiversidade, Sociedade e Educação; 4) participar de congressos, seminários e encontros de pesquisa; 5) elaboração de artigos científicos; dentre outras atividades. Obs.: Em linhas gerais a Ecologia Humana/Etnoecologia estuda a relação entre as comunidades humanas e seu ambiente: as diferentes formas de apropriação social, religiosa e cultural dos recursos da natureza; os etnoconhecimentos e etnoclassificações, as cosmologias, as formas de manejo dos recursos naturais.


1- Do número de vagas:

Estão sendo oferecidas 02 (duas) vagas para bolsistas de iniciação científica (BIC).

2- Da área de interesse e exigências:

Poderão se inscrever estudantes de graduação das áreas de Ciências Sociais (Licenciatura ou Bacharelado), Geografia (Licenciatura ou Bacharelado) e Ciências Biológicas (Licenciatura ou Bacharelado) que estejam cursando a partir do 5º período, exclusivamente na UFPA. Não serão aceitas inscrições de estudantes que estejam cursando o último semestre da graduação. Serão encorajados estudantes que tenham o seguinte perfil: espírito de trabalho em equipe; interesse em pesquisa científica; capacidade e motivação para realização de trabalho de campo junto a comunidades tradicionais fora da região de Belém; disponibilidade para viagens de campo; interesse de realização de trabalho de conclusão de curso (TCC) nesta área do conhecimento; conhecimentos básicos de informática. Não poderá concorrer à bolsa estudantes que possuam vínculo empregatício ou recebam qualquer outra modalidade de bolsa.

3- Da unidade acadêmica:

As atividades do bolsista serão desenvolvidas junto ao Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da UFPA.

4- Das inscrições, local, prazos e horários:

4.1 Documentos para inscrição:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no documento anexo);

b) Cópia da carteira de identidade;

c) Cópia do Currículo cadastrado na Plataforma Lattes;

d) Histórico Escolar atualizado;

e) Comprovante de matrícula e

f) Carta de motivação explicitando os interesses em participar do PIBIC na área temática deste edital.

 
4.2 Do local: As inscrições serão realizadas na secretaria do PPGAA/NCADR/UFPA (Procurar o Sr. Moacir). Endereço: Rua Augusto Corrêa, Nº 01, Cidade Universitária José da Silveira Netto, Guamá, CEP: 66075-110, Belém, Pará. Referência: ao lado do CAPACIT, na parte térrea do Prédio da Pós-Graduação em Geociências. Informações: (91) 3201-7913/3201-8010, ou por meio eletrônico: flaviobb@ufpa.br.

4.3 Prazos: As inscrições serão realizadas no período de 02 a 08 de agosto de 2013.

4.4 Horários: 8:00 às 12:00 horas e 14:00 às 18:00 horas. Obs. No dia 08 de agosto as inscrições se encerrarão às 12:00 horas.

5. Do processo seletivo: etapas, local, data e horário.

a) Análise do histórico escolar e currículo Lattes (1,0 ponto);

b) Análise da carta de motivação (2,0 pontos);

c) Dissertação de um pequeno texto (até 2 páginas) sobre tema livre a ser divulgado no dia da prova (3,0 pontos);

d) Entrevista (4,0 pontos). Serão considerados aprovados os (as) candidatos (as) que obtiverem no mínimo nota 5,0 (Regular) no processo seletivo.

e) Local, data e horário da seleção: NCADR/UFPA, 08/08/2013, às 14:30 h.

 

Belém do Pará, 01 de agosto de 2013.

 
Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros

 NCADR-UFPA

Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (NCADR)

Programa de Pós-Graduação em Antropologia (IFCH)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies