Bioantropologia, Quilombolas e o SUS


 
A Enfermeira e Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, Inara Mariela da Silva Cavalcante (UFAM/UFPA/FIOCRUZ), Docente Substituta da Universidade Federal do Pará, participou no mês de Outubro de 2012 do V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, na cidade de Lisboa, Portugal. O Congresso em questão é um espaço privilegiado de discussões sobre práticas pertinentes do uso de políticas públicas qualitativas em saúde, que permitam ao público usuário dos serviços de prevenção e cura de doenças, garantindo assim o seu acesso à qualidade de vida.
O trabalho "Dimensão Cultural do Acesso aos Serviços de Saúde em Três Quilombos na Amazônia Paraense: Um Olhar Antropológico", em parte, é resultado de sua dissertação de Mestrado, produzido no Laboratório de Estudos Bioantropológicos na Amazônia entre 2010 e 2011. O estudo identifica representações locais no processo saúde-doença-cuidado  tendo como foco o universo social de comunidades quilombolas no Estado do Pará (Amazônia) enquanto dinâmica cultural importante no reconhecimento dos processos de saúde e doença no contexto local, especialmente às pessoas que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

A temática é foco no campo de estudos da Bioantropologia por absorver o lócus de populações historicamente vulnerabilizadas, como é o caso de grupos negros no Pará, por abordar aspectos de saúde e doença humanas no contexto de processos biológicos e culturais como também, por envolver circunstâncias ambientais, sanitárias e condicionantes de determinantes sociais em saúde (DSS) como um todo.

O link do congresso segue abaixo:

http://pesquisaqualitativa2012.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies