Coordenador do LEBIOS Participa de Audiência com o Ministro Alexandre de Moraes
![]() |
Prof. Dr. Hilton SIlva e parceiros institucionais com o Ministro Alexandre de Moraes. |
Nesta terça-feira, 2 de abril, o coordenador do LEBIOS, Prof. Dr. Hilton P. Silva, participou de audiência privada com o Exmo. Sr. Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como membro de um grupo multi-institucional de docentes para apresentar uma proposta de estratégia de mobilização nacional para a soberania informacional e os Direitos Humanos.
O grupo contou com a participação da Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Profa. Dra. Joana Guimarães, o ex-Reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e atual Assessor de Relações Institucionais da UFSB, Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro, o Prof. Dr. Marcos Moreira, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB), o Prof. Hilton e os discentes Emerson Goes e João Sales.
Na audiência, o projeto inovador de cooperação entre a academia e o STF, que tem como perspectiva conectar os temas de direitos humanos, segurança, cooperação institucional e diversidade em tempos de avanços de desinformação na internet, foi apresentado e o ministro falou da importância do assunto, da relevância da interação entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o sistema brasileiro de justiça, e convidou os participantes para aprofundar a discussão em uma futura agenda com a sua participação e de outros interlocutores.
Os docentes que apresentaram a proposta entendem que é fundamental ampliar e aprofundar as interações entre as universidades públicas e as instituições do sistema de justiça, para fortalecer a agenda dos Direitos Humanos, promover a democracia, a diversidade e a sustentabilidade socioambiental no Brasil, bem como buscar formas de promover a disseminação de informações corretas e os debates científicos nos ambientes virtuais. A perspectiva é que mais instituições se unam a proposta no futuro e que seja estreitada a parceria com o STF através da participação do ministro em atividades conjuntas e no fomento aos debates sobre essas temáticas em diversos fóruns.
Comentários
Postar um comentário