LEBIOS Comemora o Dia de Darwin



Esta semana comemoramos três datas importantes: no dia 11 se reconhece a importância da contribuição das mulheres para a ciência e este é também o dia do/as antropólogos/as. Hoje, 12 de fevereiro de 2024 é o dia de Charles Darwin. Ele nasceu em 1809, em Shrewsbury, Shropshire, na Inglaterra, deu a volta ao mundo a bordo do HMS Beagle entre 1831 e 1835, e passou por Salvador no mês de seu aniversário, quando completou 23 anos. Ele chegou em uma terça-feira, no dia 28, passou o período do carnaval na cidade e ao sair na rua foi “atacado” com balões de cera de água e se surpreendeu com as manifestações momescas locais. Mas Darwin se mostrou encantado, sobretudo com a exuberância da natureza, que chamou de “delightfull”. Ele se maravilhou com a paisagem da região, com a abundância de biodiversidade, com o tamanho das árvores e com a diversidade da população. Chamou as florestas brasileiras de maravilhosas como as “Mil e uma noites”. Ele também ficou chocado pela violência contra os escravizados, condenou a escravidão no Brasil e a discriminação contra as pessoas negras que viviam na Inglaterra.


Darwin nasceu 215 anos atrás e seu legado nas ciências naturais permanece influenciando todos os campos da biologia, inclusive a bioantropologia. A Teoria da Evolução das Espécies através da Seleção Natural, publicada no livro A Origem das Espécies, em novembro de 1859, permanece como um pilar para a compreensão da história evolutiva humana e de todos os seres vivos no planeta.

Para Darwin, em relação ao que viu na Bahia, “It would be difficult [to] imagine, before seeing the view, anything so magnificent. It requires, however, the reality of nature to make it so”.

Parabéns a Darwin, parabéns à ciência, parabéns à Bahia, que continua linda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies