Bioantropologia do PPGA participa do Congresso InterForensics, 2021

Slide Interforensics

InterForensics acontece a cada dois anos e teve sua primeira edição em 2017. Atualmente, é considerado, por atuantes da área, como um dos mais renomados eventos mundiais de Ciências Forenses e integra o calendário internacional de eventos deste importante setor.

Realizado pela Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Associação Brasileira de Antropologia Forense (ABRAF), a edição 2021 visa agregar em um mesmo ambiente o público gerador de informação (academia), o envolvido na prática cotidiana (peritos), quem utiliza os dados levantados (meio jurídico) e os responsáveis por desenvolver novas tecnologias e ferramentas para o segmento (indústria). Assim, fecha um ciclo virtuoso que integra as diferentes esferas, aponta tendências, mostra evidências e apresenta novas demandas (https://www.interforensics.com/).

 
Plenaria Interforensics. Acervo LEBIOS

Neste ano o evento, que ocorreu de 2 a 5 de novembro, contou com uma trilha especial que incluiu a Conferência Internacional de Antropologa Forense (CIAF), organizado pelas Profas. Dras. Claudia Plens (UNIFESP) e Yara Lemos (UFMG), com vários painéis e debates sobre o tema. Conforme apresentado pelo Prof. Dr. Hilton P. Silva (https://www.interforensics.com/palestrantes/), coordenador do LEBIOS, na palestra “Pós-Graduação em Antropologia Forense no Brasil: Desafios para a construção do campo no país”, embora tenham sido realizados diversos curso de formação e de especialização com foco em Ciências Forenses e em Antropologia Forense no país, o PPGA-UFPA continua a ser o único programa de pós-graduação em antropologia no Brasil a oferecer formação em nível de Mestrado e Doutorado com Área de Concentração em Bioantropologia e uma Linha de Pesquisa em Antropologia Genética e Forense. Conforme ficou evidente nas apresentações e debates há grande necessidade de formação neste campo no país, o que torna a atuação do PPGA estratégica para a implementação de políticas que integrem Direitos Humanos e Segurança Pública nacionalmente.    

 
Apresentação Claudia Interforensics 4 de novembro 2021. Acervo Lebios

Também participou do InterForensics o doutorando da área de Bioantropologia do PPGA Marilúzio Moreira, que apresentou o painel “Segurança Pública e Criminalidade: Visão dos agentes da região metropolitana de Belém”, realizado em parceria com o Prof. Lair Menezes (IFPA) e integrou ainda a trilha de Antropologia Forense com uma apresentação sobre “Perda de Material Osteológico: A importância da perícia de campo em antropologia forense.”

 
Mariluzio apresentacao Interforensics 5 de novembro 2021b. Acervo Lebios
 
O LEBIOS continua a ser líder na região norte na formação de pessoal e na produção científica em Antropologia Forense, o que amplia a inserção social do PPGA e a influência da UFPA no cenário nacional.    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies