Os Neandertais Somos Nós!



Site: homem-neandertal-lista-10-20110929-size-620

Nós, Neandertais...
Acabou a polêmica! 

Embora alguns pesquisadores ainda discutam se os Neandertais pertenciam a nossa espécie ou não (Homo sapiens neanderthalensis, Homo sapiens arcaicos,  Homo neanderthalensis), artigos recentes demonstram objetivamente que eles mantiveram relações sexuais com nossos antepassados do Pleistoceno e que deixaram seu DNA (entre 4% e 20% ou mais) pelo menos entre populações européias e asiáticas contemporâneas (http://www.sci-news.com/othersciences/anthropology/science-neanderthal-genes-modern-human-dna-01734.html). 
Há até quem sugira a possibilidade de "reviver" Neandertais "puros" através de manipulação de nosso genoma (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2013/01/1221482-venham-os-neandertais.shtml), algo que alguns zoológos já estão tentando em relação a animais extintos.  
Os caminhos para a compreensão do passado e os avanços dos estudos Bioantropológicos ainda continuam a nos oferecer desafios fascinantes.


Homo neaderthalensis. Fonte: http://www.sci-news.com/othersciences/anthropology/science-neanderthal-genes-modern-human-dna-01734.html

O encontro do H. Sapiens versus Neandertal: DNA Ancestral. Fonte: Google imagens.

Comentários

  1. Muito bom o texto http://www.sci-news.com/othersciences/anthropology/science-neanderthal-genes-modern-human-dna-01734.html. É uma discussão muito intrigante no contexto de pesquisas sobre a mistura existente nas atuais populações, mas também é importante para contrastar os resultados levantados a partir das recentes descobertas sobre o Homem de Denisova. Obrigado Ariana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário e pelo link, Santiago! Desculpe a demora para responder, tivemos problemas de conexão. Abraços e no aguardo de mais contribuições tuas!
      Ariana.

      Excluir
  2. Agradeço o comentário e o link, Santiago! Desculpe a demora para responder, tive problemas de conexão.
    Abraços,
    Ariana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Cinco Provas da Evolução das Espécies

Uma Carreira em Antropologia Biológica