Realizada a Primeira Qualificação de Mestrado em Bioantropologia no Brasil

No dia 29 de Junho de 2011 foi realizado no Mini-Auditório do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA o primeiro Exame de Qualificação de Mestrado na Área de Bioantropologia no Brasil. A Mestranda Ariana Kelly Leandra S. da Silva defendeu seu Projeto de Dissertação: "Doença como Experiência: Anemia Falciforme, Corpo e Cultura em uma Amostra Paraense" (resumo abaixo), que foi aprovada pela banca, composta pelos Profs. Drª Edna Ferreira Alencar e Dr. Lacy Carsdoso de Brito Júnior, além do Orientador Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva. A defesa da Dissertação  de Mestrado em Bioantropologia deverá ocorrer até Julho de 2012. Abaixo seguem os Currículos Lattes dos docentes referidos.
Também ocorreram no mês de Junho de 2011 a defesa de qualificação do Mestrando Edyr Batista de Oliveira Junior, Projeto: “Masculinidades em Cena: O Modo de Ser e Perceber o Metrossexual a partir das Telenovelas”, Orientadora: Profª. Drª. Cristina Donza Cancela, no dia 27 de Junho de 2011, além das defesas das alunas Mestrandas em Arqueologia Cristiane Martins e Daiana Travassos, Orientadora: Profª Drª Denise Schaan, que, em conjunto, contribuem para consolidar a diversidade de campos da antropologia que compõem o PPGA-UFPA (http://www.ppga-ufpa.com.br/), que já está com o seu Edital de Concurso para Mestrado e Doutorado em aberto (http://www.ppga-ufpa.com.br/noticia/detalhe/ID/34). As próximas defesas de qualificação ocorrerão no mês de Agosto de 2011, com os respectivos projetos de pesquisa: "Entre Ausência e Presença: os-(as) moradores-(as) da Vila de Joanes e suas representações sociais de museu", da Profª Luzia Gomes (UFPA) e para o dia 22 de agosto, às 14:30h, com o projeto de tema "Pré-História Para Que(m)? - Representações Sobre a Pré-História Amazônica no Espaço Escolar", da Mestranda Edith Nascimento.
------------------------------------------------------
Projeto: "Doença como Experiência: Anemia Falciforme, Corpo e Cultura em uma Amostra Paraense" por Ariana Kelly Leandra S. da Silva.
Resumo: O projeto que apresento tem como tema central a Anemia Falciforme entendida como um agravo na saúde, que envolve representações sociais sobre o Corpo, a Cultura, a Saúde e a Doença enquanto elementos constitutivos do todo social, que abrange não apenas os processos culturais e sociabilidades nas quais os sujeitos sociais estão inseridos, mas envolve sobremaneira os aspectos biológicos, genéticos, evolutivos, ecológicos, econômicos e humanos vivenciados em sociedade, que serão observados em uma amostra da população do Estado do Pará, para que consigamos analisar a percepção social da Anemia Falciforme relacionada com a prática da experiência da doença em si e também por meio das relações sociais nas quais os pacientes acometidos pela síndrome falcêmica estão envolvidos.

Currículo Lattes (Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva):
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782390J9
Currículo Lattes (Profª Drª Edna Ferreira Alencar):
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785393U1
Currículo Lattes (Prof. Dr. Lacy Cardoso de Brito Júnior): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757218H6


Fotos:  Rafael Noletto e William Borges

Comentários

  1. Mais uma vez parabéns pelo qualificação e grato pelos créditos da foto. AbraSUS
    William

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias Recentes Sobre Paleoantropologia

Cinco Provas da Evolução das Espécies

Uma Carreira em Antropologia Biológica