Realizada a Primeira Qualificação de Mestrado em Bioantropologia no Brasil

No dia 29 de Junho de 2011 foi realizado no Mini-Auditório do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA o primeiro Exame de Qualificação de Mestrado na Área de Bioantropologia no Brasil. A Mestranda Ariana Kelly Leandra S. da Silva defendeu seu Projeto de Dissertação: "Doença como Experiência: Anemia Falciforme, Corpo e Cultura em uma Amostra Paraense" (resumo abaixo), que foi aprovada pela banca, composta pelos Profs. Drª Edna Ferreira Alencar e Dr. Lacy Carsdoso de Brito Júnior, além do Orientador Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva. A defesa da Dissertação  de Mestrado em Bioantropologia deverá ocorrer até Julho de 2012. Abaixo seguem os Currículos Lattes dos docentes referidos.
Também ocorreram no mês de Junho de 2011 a defesa de qualificação do Mestrando Edyr Batista de Oliveira Junior, Projeto: “Masculinidades em Cena: O Modo de Ser e Perceber o Metrossexual a partir das Telenovelas”, Orientadora: Profª. Drª. Cristina Donza Cancela, no dia 27 de Junho de 2011, além das defesas das alunas Mestrandas em Arqueologia Cristiane Martins e Daiana Travassos, Orientadora: Profª Drª Denise Schaan, que, em conjunto, contribuem para consolidar a diversidade de campos da antropologia que compõem o PPGA-UFPA (http://www.ppga-ufpa.com.br/), que já está com o seu Edital de Concurso para Mestrado e Doutorado em aberto (http://www.ppga-ufpa.com.br/noticia/detalhe/ID/34). As próximas defesas de qualificação ocorrerão no mês de Agosto de 2011, com os respectivos projetos de pesquisa: "Entre Ausência e Presença: os-(as) moradores-(as) da Vila de Joanes e suas representações sociais de museu", da Profª Luzia Gomes (UFPA) e para o dia 22 de agosto, às 14:30h, com o projeto de tema "Pré-História Para Que(m)? - Representações Sobre a Pré-História Amazônica no Espaço Escolar", da Mestranda Edith Nascimento.
------------------------------------------------------
Projeto: "Doença como Experiência: Anemia Falciforme, Corpo e Cultura em uma Amostra Paraense" por Ariana Kelly Leandra S. da Silva.
Resumo: O projeto que apresento tem como tema central a Anemia Falciforme entendida como um agravo na saúde, que envolve representações sociais sobre o Corpo, a Cultura, a Saúde e a Doença enquanto elementos constitutivos do todo social, que abrange não apenas os processos culturais e sociabilidades nas quais os sujeitos sociais estão inseridos, mas envolve sobremaneira os aspectos biológicos, genéticos, evolutivos, ecológicos, econômicos e humanos vivenciados em sociedade, que serão observados em uma amostra da população do Estado do Pará, para que consigamos analisar a percepção social da Anemia Falciforme relacionada com a prática da experiência da doença em si e também por meio das relações sociais nas quais os pacientes acometidos pela síndrome falcêmica estão envolvidos.

Currículo Lattes (Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva):
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782390J9
Currículo Lattes (Profª Drª Edna Ferreira Alencar):
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785393U1
Currículo Lattes (Prof. Dr. Lacy Cardoso de Brito Júnior): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757218H6


Fotos:  Rafael Noletto e William Borges

Comentários

  1. Mais uma vez parabéns pelo qualificação e grato pelos créditos da foto. AbraSUS
    William

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies